Login
Lembrar Senha

ATENDIMENTO EM HOSPITAIS - Redação

ATENDIMENTO EM HOSPITAIS

Instruções para a redação

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
   4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
   4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
   4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

Textos Motivadores

Texto 2

Uma pesquisa feita pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com base nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS), referentes a 2019, aponta que o tempo médio para um paciente ser atendido na rede pública é de 493 dias, ou seja, mais de um ano e quatro meses. Segundo a Comissão de Saúde, um levantamento feito em novembro do ano passado identificou 315.134 solicitações de procedimentos pelo SUS. A espera é para consultas, exames e cirurgias. A Secretaria Adjunta de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Fabiana Bardi, afirma que esse número pode ser menor.

Disponível em: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2020/03/11/tempo-medio-de-espera-para-atendimento-pelo-sus-e-de-um-ano-e-4-meses-diz-levantamento-de-comissao-da-almt.ghtml. Acesso em: 02 jun. 2021.

Texto 3

Em 8 de setembro foi instituído o Dia Nacional de Luta por Medicamentos, cuja data foi escolhida como forma de reconhecimento das iniciativas e do trabalho de organizações e pessoas pelo acesso à assistência farmacêutica, em todos os níveis de atenção à saúde, especialmente aos medicamentos de alto custo, considerados excepcionais. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) possui uma Política Nacional de Medicamentos (PNM), aprovada em 1998, que define as funções e finalidades da assistência farmacêutica, destinada a apoiar as ações de saúde, demandadas por uma comunidade, que incluem o abastecimento de medicamentos com base na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), desde a seleção, programação e aquisição, até a conservação e o controle de qualidade, incluindo a segurança e a eficácia destes, além do acompanhamento e avaliação da utilização, visando assegurar o  uso correto das prescrições.

Disponível em: http://ces.saude.mg.gov.br/?p=8115. Acesso em: 02 jun. 2020.

Sobre a proposta

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre “Os caminhos para melhoria do atendimento nos hospitais públicos”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Código do tema: EOL1016

+ Propostas de Redação
Acesse os textos motivadores do tema clicando em LEIA MAIS.
Atendimento humanizado! Vamos conversar?