Login
Lembrar Senha

DIREITOS DOS IDOSOS - Redação

DIREITOS DOS IDOSOS

Instruções para a redação

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
   4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
   4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
   4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

Textos Motivadores

Texto 1

Instituído pela Lei 10.741 em outubro de 2003, o Estatuto do Idoso visa a garantia dos direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos (art. 1º). Para tanto, aborda questões familiares, de saúde, discriminação e violência contra o idoso. E resguarda-as, desse modo. O estatuto busca, assim, a persecução de princípios e direitos fundamentais à vida humana. Entre eles, visa, principalmente, garantia da dignidade humana, princípio consubstanciado na Constituição Federal em seu art. 1º, inciso III.

Disponível em: https://blog.sajadv.com.br/estatuto-do-idoso/. Acesso em: 15 abril 2021.

Texto 2

Em 36 anos, uma em cada cinco pessoas no mundo terá mais de 60 anos. O mercado já percebeu que precisa se preparar para atender esse consumidor e está fazendo pesquisas para conhecer melhor o público idoso.


 (Foto: Nielsen Company)

A pesquisa ouviu 30 mil pessoas em 60 países e quis saber os medos, as expectativas de quem ainda vai chegar na terceira idade e o que é mais difícil para quem está nela. Os entrevistados podiam escolher várias alternativas. O maior medo é perder a agilidade mental e física e de precisar de ajuda para se cuidar. “Tenho medo dessa dependência que vou sofrer”, conta a aposentada Sylvia Pereira Trabulsi.

Ela é casada com Theóphilo Trabulsi, de 90 anos. Ele mora em São Paulo, mas como tem negócios no interior, sempre vai a Bauru para acompanhar a administração dos imóveis. Engenheiro eletricista e civil, o aposentado ainda tem disposição de sobra para o trabalho. “Eu gosto de trabalhar, cuidar de banco, pagar contas, verificar se o dinheiro vai dar, essas coisas mexem na cabeça”, diz.

O engenheiro se preocupa com a saúde. “Eu sigo o que os médicos mandam. Já puseram ponte de safena há 20 anos e nessa ocasião os médicos me deram um rito, um modo de vida que eu deveria levar”.

Alimentação saudável também é preocupação de 47% dos entrevistados. Entretanto, 45% têm dificuldade para encontrar alimentos que atendam às necessidades nutricionais dos idosos e 44% querem embalagens com quantidades menores de comida.

O estudo revelou que mais de 80% dos brasileiros estão otimistas em relação ao dinheiro. “Os entrevistados declaram que quando se aposentarem estarão mais bem preparados do que seus pais financeiramente”, explica a analista de mercado Aline Sena.

Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/10/pesquisa-mostra-necessidades-e-os-medos-do-publico-idoso.html. Acesso em: 15 abril 2021.

Texto 3

Negligência, violência psicológica e abuso financeiro e econômico estão entre os tipos de violência mais praticados contra as pessoas idosas, de acordo com dados do Disque 100 de 2019. E com a pandemia do novo coronavírus, as denúncias de violações contra essa parcela da população tem aumentado.

Para chamar a atenção para essa realidade, neste 15 de junho é celebrado em todo o mundo o dia de conscientização e enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.

“No começo de março tivemos 3 mil denúncias, em abril esse índice passou para 8 mil e, em maio, foi para quase 17 mil. Isso se dá devido ao isolamento social, ao convívio maior desses idosos que estão em casa, são pessoas vulneráveis e, por isso esse aumento de denúncia”, disse o secretário nacional de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, Antonio Costa.

Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/assistencia-social/2020/06/aumenta-numero-de-denuncias-de-violacao-aos-direitos-de-idosos-durante-pandemia. Acesso em: 15 abril 2021.

Texto 4

 

Disponível em: http://www.afabbsp.com.br/images/galeria_fotos/IDO_CHARGE. Acesso em: 15 abril 2021.

Sobre a proposta

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Proteção aos direitos dos idosos” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Código do tema: EOL1006

+ Propostas de Redação
Acesse os textos motivadores do tema clicando em LEIA MAIS.
Atendimento humanizado! Vamos conversar?