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COMBATE AO BULLYING E CYBERBULLYING - Redação

COMBATE AO BULLYING E CYBERBULLYING

Instruções para a redação

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
   4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
   4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
   4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

Textos Motivadores

Texto 1

Crimes virtuais são delitos praticados através da internet que podem ser enquadrados no Código Penal Brasileiro resultando em punições como pagamento de indenização ou prisão.

Os crimes digitais são cada vez mais comuns porque as pessoas cultivam a sensação de que o ambiente virtual é uma terra sem leis. A falta de denúncias também incentiva fortemente o crescimento do número de golpes virtuais e violência digital (como o cyberbullying).

Além disso, com o grande número de usuários nas redes sociais, muitas interações acabando sendo considerados crimes. Muitas pessoas acabam utilizando as redes sociais para cometer algum delito, esquecendo que no local também existem regras e punições.

Confira abaixo os crimes que costumam ser praticados nas redes sociais:

  • Calúnia: Inventar histórias falsas sobre alguém;
  • Insultos: Falar mal ou mesmo insultar uma pessoa;
  • Difamação: Associar uma pessoa a um acontecimento que possa denigrir a sua imagem;
  • Divulgação de material confidencial: Revelar segredos de terceiros, bem como materiais íntimos, como fotos e documentos;
  • Ato obsceno: Disponibilizar algum ato que ofenda terceiros;
  • Apologia ao crime: Criar comunidades que ensinem a burlar normas ou mesmo que divulguem atos ilícitos já realizados;
  • Perfil falso: Criar uma falsa identidade nas redes sociais;
  • Preconceito ou discriminação: Fazer comentários nas redes sociais, fóruns, chats, e-mails, e outros, de forma negativa sobre religião, etnias, raças, etc;
  • Pedofilia: Troca de informações e imagens de crianças ou adolescentes.

Disponível em: https://www.oficinadanet.com.br/post/14450-quais-os-crimes-virtuais-mais-comuns. Acesso em 05 novembro 2021.

Texto 2

No ano passado, a misoginia online entrou na roda com o chamado “gamergate“: diversas mulheres na indústria dos jogos foram alvo de uma onda de ataques machistas. No Twitter, no Reddit e em imageboards como o 4chan, as mulheres receberam ameaças de estupro e morte. Mais recentemente, a ex-colunista da revista Jezebel, Lindy West, apareceu no programa This American Life, acertando as contas com o mais sádico dos trolls que a assediam diariamente: um homem que criou um fake do recém-falecido pai dela para ofendê-la no Twitter. E ainda há a jornalista australiana Alanah Pierce, que ficou famosa por enviar printscreens das ameaças que recebia para as mães de seus assediadores, em sua maioria adolescentes.

Disponível em: http://fernandafav.jusbrasil.com.br/noticias/170769012/misoginia-na-internet-como-o-estado-deve-identificar-e-punir-os-machistas-virtuais.  Acesso em 05 novembro 2021. 

Texto 3

Disponível em: http://estpucminas.blogspot.com/. Acesso em 05 novembro 2021.

Texto 4

O bullying é um problema crônico no ambiente escolar tanto nacional, quanto internacional. Ele se caracteriza pela perseguição e prática de atos violentos (sejam eles físicos ou psicológicos) de maneira sistemática. Nesse sentido, esse quadro é evidenciado principalmente entre crianças e adolescentes e pode gerar traumas e problemas de socialização, merecendo assim uma atenção e um engajamento no seu combate.

DADOS SOBRE O BULLYING

Geralmente as vítimas do bullying são indivíduos que não se enquadram em algum padrão social, seja de beleza, de personalidade, de gosto ou de comportamento. Isso ocorre sobretudo porque a escola se comporta como uma pequena simulação da sociedade, em que o jovem acaba absorvendo suas padronizações e replicando esses comportamentos. Se a sociedade é excludente, intransigente e agressiva, isso vai se refletir nas crianças e fazer com que isso gere impactos no ambiente escolar. Desse modo, pode-se perceber que o bullying carrega consigo preconceitos contra raça, orientação sexual, gênero, e que mais tarde, podem ser convertidos em crimes, caso o agressor não seja devidamente orientado.

Segundo pesquisas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2019 aproximadamente 30% dos jovens admitiram ter sofrido bullying nas escolas da capital paulista, e 15% admitiram ter cometido bullying, dado preocupante, já que se refere a apenas 1 dos 26 estados brasileiros.

Já no Reino Unido, a situação também não é muito diferente. Segundo levantamentos feitos pelo país, 57% das crianças já sofreram bullying em algum momento da vida e 1 em cada 5 pensa em suicídio. Além disso, 78% das vítimas confirmaram que a situação provoca ansiedade e até perda de sono e 78% também alegaram não ter encontrado apoio para lidar com a situação.

Disponível em: https://blog.enem.com.br/os-desafios-do-combate-do-bullying-nas-escolas/. Acesso em 05 novembro 2021.

Sobre a proposta

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Medidas para combater a prática de bullying e de cyberbullying na sociedade brasileira”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Código do tema: EOL1031

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